sábado, 12 de julho de 2014

Tarte Tartin

sepIngredientes:
Para a massa:
- 1 ½ chávena (chá) de farinha de trigo (225 g)
- 150 g de manteiga sem sal
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de açúcar

Para as maçãs:
- De 6 a 8 maçãs
- Água
- 1 colher (sopa) de sumo de limão

Para o caramelo:
- 3 chávenas (chá) de açúcar
- 1 chávena (chá) de água
- Aniz estrelado
- Lascas de gengibre
- 1 colher (sopa) de manteiga picadinha para colocar sobre as maçãs cozidas
sep
Modo de preparação para da massa:
Numa tigela, juntar 1 ½ chávena (chá) de farinha de trigo e 150 g de manteiga sem sal. Amassam-se os ingredientes até obter uma farofa. Acrescenta-se 1 ovo e 2 colheres (sopa) de açúcar, misturar com as mãos até obter uma massa homogénea (se necessário acrescente um pouco de água). Faz-se uma bola, envolver em pelicula transparente e repousar no frigorífico por 1 hora. Sobre uma superfície enfarinhada, abrir a massa com o auxílio de um rolo no diâmetro da forma.

Para as maçãs:
Descascam-se as maçãs, cortam-se em quatro partes e retiram-se as sementes. Mergulhar as maçãs numa taça com água e 1 colher (sopa) de sumo de limão para que não escureçam.

Para o caramelo:
Faz-se o caramelo numa forma redonda de 24 cm de diâmetro com 3 chávenas (chá) de açúcar, 1 chávena (chá) de água, anis estrelado e lascas de gengibre (para aromatizar) em lume brando por 20 ou 25 min até obter um caramelo.

Para a montagem:
Sobre o caramelo feito na forma, distribui-se os gomos de maçã, apertando-os (para que na hora do cozer não fiquem espaços grandes entre os gomos).

Tampa-se e vai a lume brando por 20 min até as maçãs cozinharem. Coloca-se 1 colher (sopa) de manteiga picadinha sobre as maçãs cozidas e continua o cozimento (por cerca de 20 min) até o caldo das maçãs praticamente evaporar e virar um caramelo firme. Retira-se a forma do fogo e esperar amornar, deita-se massa sobre as maçãs

Levar a forma ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 45 min ou até a superfície ficar dourada. Retira-se do forno e aguarda-se cerca de 10 min. Desenformar ainda quente.

Dicas: 1) As maçãs são cozidas no fogo dentro da forma para facilitar o controle da evaporação do líquido que se forma ao cozinhá-las. 2) A massa deve ser colocada sobre as maçãs depois de amornarem, para não ser humedecida pelo vapor. 


Sugestão visite Porto-Asgard

Sem comentários:

Enviar um comentário