terça-feira, 1 de julho de 2014

Moqueca de Coco

Ingredientes
Para o caldo:
- 2 cabeças de robalo cortadas ao meio
- 6 colheres (sopa) de azeite virgem
- 2 copos  de água de coco verde (450 ml)

Para a moqueca:
- 2 cebolas médias raladas e escorridas (na peneira)
- 6 dentes de alho picados
- 6 colheres (sopa) de azeite virgem
- ½ pimentão vermelho picado sem sementes
- 1,5 kg de tomates frescos ralados (corte o tomate ao meio, retire as sementes e passe no ralo grosso para retirar a pele)
- Sal e pimenta-de-cheiro curtida no azeite a gosto
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Para temperar e fritar o robalo:
- 1 kg de robalo em posta (cerca de 8 postas)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de azeite virgem

Modo de Preparação para o caldo:
Fritam-se as cabeças de robalo em 6 colheres (sopa) de azeite virgem, virando-as de vez em quando, durante 3 min. Em seguida, acrescenta-se 2 copos de água de coco e deixa-se ferver por 15 min em lume brando. Coar este caldo 2 vezes e reservar.

Para a moqueca:
Refoga-se em 6 colheres (sopa) de azeite virgem 2 cebolas médias raladas (e escorridas na peneira) com 6 dentes de alho picados. Acrescenta-se 1/2 pimentão vermelho picado e refoga-se. Junta-se 1,5 kg de tomates frescos ralados (sem pele e sem sementes). Mistura-se e cozinha-se por cerca de 30 min em lume brando. Tempera-se com sal e pimenta-de-cheiro curtida no azeite a gosto. Em seguida, coloca-se o caldo de peixe e 6 colheres (sopa) de azeite. Aumentar o lume para reduzir este molho (mexendo sempre) durante 15 min. Corrigir o tempero de sal e a pimenta. Enquanto o molho vai reduzindo, fritam-se as postas de robalo.

Depois do molho apurado, colocam-se as postas de robalo fritas no molho e deixa-se ferver por 15 min. Desliga-se o lume. Acrescenta-se salsinha e cebolinha picadas a gosto. Servir com arroz branco.

Para temperar e fritar o robalo:
Tempere 1 kg de robalo em postas com sal e pimenta-do-reino a gosto e frite-as por 2 min de cada lado em 4 colheres (sopa) de azeite virgem.



Sugestão visite Porto-Asgard

Sem comentários:

Enviar um comentário