terça-feira, 12 de agosto de 2014

Bacalhau Especial

Ingredientes
- 600 g de batatas descascadas e cortadas ao meio
- 300 ml de leite bem quente
- 200 g de manteiga sem sal
- noz-moscada moída a gosto
- 150 ml de azeite
- 1 cebola picada
- 1 kg de bacalhau em posta demolhado, cozido e desfiado
- 150 ml de vinho branco seco
- 100 g puré azeitonas pretas (azeitonas sem caroço passadas num processador)
- 4 fatias de pão de forma sem casca e peneiradas
- 100 ml de manteiga derretida
- 6 tomates confit inteiros ou assados
- 6 grãos de pimenta-rosa

Para o tomate confit:
- 6 tomates médios maduros e firmes
- azeite
- 1 dente de alho picado
- sal e pimenta a gosto
- 10 g de glace de açúcar
sep
Modo de Preparação
Numa panela com água com sal a gosto, cozinhar as 600 g de batatas descascadas e cortadas ao meio. Depois de cozidas coloca-se numa batedeira, acrescenta-se 300 ml de leite bem quente e 200 g de manteiga sem sal. Bater bem até obter um puré. Tempere com sal e noz-moscada moída a gosto. Reserve.

Numa panela com 150 ml de azeite, refoga-se 1 cebola picada. Junta-se 1 kg de bacalhau em posta demolhado, cozido e desfiado. Acrescenta-se 150 ml de vinho branco seco e tempere a gosto. Reserve.

Numa tigela mistura-se 100 g de puré de azeitonas pretas (azeitonas sem caroço passadas num processador) com 4 fatias de pão de forma sem casca e peneiradas e 100 ml de manteiga derretida. Reserve.

Preparação do tomate confit:
Numa assadeira coloca-se os 6 tomates médios e leva-se para o forno pré-aquecido a 180ºC para assar por 10 minutos. Deixa-se esfriar e tira-se a pele. Com as mãos, prense os tomates até que fiquem achatados. Pincelar com um pouco de azeite, salpicar 1 dente de alho picado, tempere com sal e pimenta a gosto. Polvilhe glace de açúcar sempre dos dois lados. Numa assadeira, coloca-se os tomates e vai ao forno a 90º C por 1 hora.

Montagem
Num pirex (20 cm X 20 cm) ou aros com 7,5 cm de diâmetro, coloca-se uma camada de tomates confit, uma camada de bacalhau (reservado), uma camada de puré de batatas e cubra com o puré de azeitonas pretas. Polvilha-se 6 grãos de pimenta-rosa. Leve para o forno para gratinar a 200 º C por 20 minutos


Sugestão visite Porto-Asgard

Sem comentários:

Enviar um comentário