domingo, 21 de setembro de 2014

Torta Regina

Ingredientes
Para o pão-de-ló:
- ½ litro de ovos ( 8 a 9)
- 225 g de açúcar (10 colheres de sopa)
- 225 g de farinha de trigo peneirada (14 colheres de sopa)

Para os fios de ouro:
- 750 g de açúcar
- 250 ml de água
- 150 g de glucose de milho (claras)

Para o recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite
- 4 gemas peneiradas
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Essência de baunilha a gosto
- 1 lata de creme de leite sem soro

Para as carolinas - opcional:
- 1 chávena (chá) de água
- 100 g de margarina
- 1 chávena (chá) de farinha de trigo
- 5 ovos peneirados
- Chantilly para rechear as carolinas
sep
Modo de preparação
Para o pão-de-ló:
Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bater bem, por cerca de 10 min. Diminua a velocidade e acrescentar, aos poucos, a farinha de trigo peneirada e bater por mais ou menos 1 min. Desligar a batedeira e misture a massa levemente com uma espátula.

Numa assadeira redonda (26 cm de diâmetro x 8 cm de altura), untada com manteiga, deitar a massa e vai assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min ou até que, furando com um palito, este saia limpo. Desenforme o pão-de-ló ainda quente sobre papel-manteiga e desenforme o bolo (para que ele não fique de cabeça para baixo). Deixe esfriar.

Depois de frio, com o auxílio de uma faca de serra, corte o pão-de-ló em cinco ou seis camadas horizontais. Recheie todas as camadas, remontando o formato original do pão-de-ló. Com uma faca, passe o que derramar do recheio na borda do pão-de-ló e alise. Transfira o pão-de-ló para um prato de papelão, para facilitar o transporte do mesmo.

Colocar as carolinas recheadas com chantilly (opcional) por cima do bolo. Com o auxílio de um pente para torta Regina*, mergulhe o pente no "caramelo" e faça os fios com movimentos circulares sobre o bolo.

Para os fios de ouro:
Numa panela em lume brando, colocar o açúcar, a água e a glucose de milho (claras). Vai ao lume, sem mexer, e deixe ferver até ficar com cor de mel.

* Pente para a torta Regina feito à mão: Pegue um quadrado de madeira com 12 cm de lateral e insira 36 pregos de aço em fileiras (seis colunas e seis linhas).

Para o recheio:
Numa panela em lume brando, deitar o leite condensado, 2 medidas da lata de leite, as gemas peneiradas, a farinha de trigo e a essência de baunilha a gosto. Deixe cozinhar de 10 a 15 min. Retirar do lume do fogo e acrescentar o creme de leite sem soro. Misture bem e deixe esfriar para rechear o pão-de-ló.

Para as carolinas - opcional:
Numa panela em lume brando, deitar a água e a margarina. Quando ferver, acrescentar a farinha de trigo e mexendo até obter uma massa. Retira-se a panela do lume e junte os ovos, um a um. Colocar a massa dentro de um saco de confeiteiro e faça as carolinas. Coloque as carolinas numa assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 min. Recheie com chantilly.

Dicas : - A glucose de milho pode ser comprada em casas de confeitaria.


Sem comentários:

Enviar um comentário