segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Pudim de Milho

Ingredientes
Para a massa:
- 2 espigas de milho verde maduro
- 2 chávenas (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 chávenas (chá) de açúcar
- 16 gemas passadas duas vezes pela peneira fina
- 100 g de coco ralado (fino)

Para a calda:
- ½ chávena de açúcar
- 2 chávenas (chá) de água

Modo de Preparação
Para a massa:
Com uma faca, cortam-se os grãos das duas espigas de milho e bate-se no liquidificador com 2 chávenas de água. Coe o suco numa peneira fina e reservas. Derreter as 2 colheres de margarina com as 2 chávenas de açúcar em lume brando até formar um caramelo sem queimar.

Junta-se o suco de milho e continue mexendo até dissolver o caramelo (fica uns pedacinhos do caramelo que se dissolve ao assar). Desligue o lume, acrescentam-se as gemas e o coco. Mexer até incorporar todos os ingredientes. Reserve. Enquanto a massa descansa (para o coco redratar), fazer a calda.

Para a calda:
Dissolver a 1/2 chávena de açúcar em 2 chávenas de água. Vai ao lume para a calda engrossar um pouco. Se necessário, de vez em quando, dê uma mexida com a panela.

Para a montagem:
Espalhar a calda por toda a forma própria para pudim (mais ou menos 22 cm de diâmetro x 5 cm de altura). Despeje a massa do pudim reservada. Leve ao forno médio (180°C) em banho-maria (reponha a água quente do banho-maria quando secar) coberto com papel-alumínio por 1 h. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por cerca de 20 min. Desenforme depois de frio.


Sugestão visite Porto-Asgard

Sem comentários:

Enviar um comentário