quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Torta de Figos II

Ingredientes
- 5 caixas de figo ou +/-40 figos maduros e firmes
- Sumo de 1 limão
sep
Modo de Preparação
Lavar bem os figos. Cortar uma rodela da parte maior do figo, segure pelo "cabinho", introduza uma colher (sobremesa) entre a casca (pele) e a polpa, contorne delicadamente e retire a casca. Reserve para o doce em calda.

Deixe de 12 a 13 figos inteiros. Os restantes, cortam-se em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura. Untar uma forma redonda com furo no meio (20 cm de diâmetro x 7 cm de altura) com o sumo de 1 limão. Fazer uma camada no fundo da forma com rodelas de figo e nas laterais. Sobre as rodelas, coloque de 7 a 8 figos inteiros (dos reservados) em pé. Intercale cada um com rodelas de figo para ficarem "apertadinhos".

Sobre os figos em pé, coloque o restante dos figos inteiros (mais ou menos 5 figos) cortados no sentido do comprimento. Preencha os espaços vazios com pedaços da fruta, como se fosse uma "construção de pedra".

Dica: A montagem pode ser feita como preferir (cortar os figos em rodelas ou no sentido do comprimento). O importante é deixar a polpa virada para a forma na hora de montar para, quando desenformar, ficar colorido.

Complete a forma com o restante das rodelas até a borda. Cubra com papel-pelicula vai ao frigorífico por 2 h. Retire o papel e desenformar. Sirva com o doce feito com as cascas dos figos ou com calda de preferência (de chocolate branco ou escuro, etc.).


Sem comentários:

Enviar um comentário