quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Arroz Doce Enformado

Ingredientes
Para o pudim:
- 1 litro e 250 ml de leite
- 200 g de arroz branco lavado (agulha)
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
- 1 chávena (chá) de geleia de damasco (ou de laranja, ou de referência)
- 1 colher (chá) de baunilha
- ½ chávena (chá) de creme de leite fresco

Para o molho de damasco:
- 1/3 chávena de geleia de damasco (ou geleia de laranja)
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
- ½ chávena (chá) de água
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 2 colheres (sopa) de conhaque
sep
Modo de preparação do pudim:
Numa panela fora antes de colocar no fogão, mistura-se 1 litro e 250 ml de leite com 200 g de arroz branco lavado (agulha). Vai a lume brando e quando começar a ferver, mexer, de vez em quando, até que o arroz esteja macio (25 minutos).

Enquanto isto numa tigela hidratar 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g) com 1 chávena (chá) de geleia de damasco (ou de laranja ou preferência). Reserve.

Passar o arroz cozido para uma tigela e acrescentar a gelatina hidratada com a geleia de damasco. Misturar muito bem para dissolver a gelatina. Acrescente 1 colher (chá) de baunilha e ½ chávena (chá) de creme de leite fresco.

Coloque esta mistura numa forma redonda canelada (21 cm X 9 cm) molhada com água. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou até que esteja firme.

Dicas: para desinformar, coloque a forma em uma tigela com água a ferver ou pano húmido bem quente no fundo e laterais da forma e depois passe uma espátula nas laterais e fundo (para desenformar). Não deixe muito tempo a forma na água quente, pois o pudim pode derreter. Sirva com molho de damasco (ou de laranja).

Modo de preparação do molho de damasco:
Numa panela, em lume brando, misture 1/3 de uma chávena de geleia de damasco (ou geleia de laranja), 2 colheres (sopa) de açúcar mascavado, ½ chávena (chá) de água e 1 colher (sopa) de sumo de limão. Deixar levantar fervura, baixar o lume e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Retira-se a panela do lume e junte 2 colheres (sopa) de conhaque. Transfira para uma bacia, cubra e leve ao frigorífico por no mínimo 2 horas. Sirva sobre o arroz doce enformado.




Sem comentários:

Enviar um comentário