terça-feira, 24 de março de 2015

Bolo de Repolho

Ingredientes:
- 3 ovos inteiros levemente batidos
- ½ chávena (chá) de óleo
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 2 tomates picados sem sementes
- 1 pimento verde picadinho
- 1 cebola picadinha
- Azeitonas picadas a gosto
- 200 g de bacon frito picado
- 200 g de repolho cru picadinho bem fino
- Cheiro-verde picadinho a gosto
- 2 chávenas (chá rasas) de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- Sal a gosto
- 50 g de queijo parmesão para salpicar por cima


Modo de preparação:
Numa tigela, misture 3 ovos inteiros levemente batidos, ½ chávena (chá) de óleo, 50 g de queijo parmesão ralado, 2 tomates picados sem sementes, 1 pimentão verde picadinho, 1 cebola picadinha, azeitonas picadas a gosto, 200 g de bacon frito picado, 200 g de repolho cru picadinho bem fino, cheiro-verde picadinho a gosto, 2 chávenas (chá rasas) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó e sal a gosto (a massa fica meio seca).

Numa forma redonda (17cm x 6cm de altura) com fundo removível, untada com óleo e enfarinhada, coloque a massa e polvilhe 50 g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno a 180ºC por 35 min para assar.
 

Obs.:Curiosidades sobre o repolho:
Conhecido pelo homem desde o período neolítico (5000 a 2500 a.C), na culinária, além de saladas, sopas e refogados, ele pode ser usado em outras receitas saborosas, como os famosos charutos árabes recheados com carne, cebola e outros temperos. O repolho é rico em vitaminas C e E, potássio, enxofre, cálcio, fósforo e ferro. Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Ajuda no tratamento da úlcera péptica, além de diminuir o risco de doenças do coração, derrame e de câncer. Cem gramas de repolho cru fornecem 25 calorias.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário