quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Chiffon de Café

Ingredientes
- 2 pacotes de biscoitos amanteigados
   chocolate triturados no liquidificador (400 g)
- 1 chávena (chá) de manteiga sem sal picada
- 6 gemas peneiradas
- ½ chávena (chá) de açúcar refinado
- 4 colheres (café) de café
- 2 chávenas (chá) de leite
- ¼ chávena (chá) de licor de café
- 2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor e incolor
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 6 claras
- ½ chávena (chá) de açúcar
sep
Modo de preparação
Numa tigela, mistura-se os biscoitos amanteigados de chocolate triturados no liquidificador e a manteiga sem sal picada. Fazer uma massa levemente humedecida.

Com esta massa, forrar uma forma redonda (23 cm de diâmetro) de fundo removível (para que a torta possa ser desenformada). Ao colocar a massa na forma, é preciso compatar bem dos lados e no fundo, pois ela fica um pouco seca.

Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 min. Retire do forno e deixe esfriar. Numa panela (fora do fogo), colocar as gemas peneiradas, o açúcar, o café (sem diluir), o leite, o licor de café, a gelatina em pó sem sabor e incolor e a essência de baunilha.

Mexer bem para incorporar todos os ingredientes e depois vai ao lume. Quando começar a ferver, desligar o lume, transferir para uma tigela e para esfriar coloque dentro de uma bacia com pedras de gelo até que fique um creme espesso. Reserva-se.

Bater as claras em neve, acrescentando, aos poucos, o açúcar até formar um suspiro. Com o auxílio de um batedor de arame, misture 2 colheres (sopa) desse suspiro ao creme reservado mexendo vigorosamente. Depois, incorpore todo o suspiro ao creme, mexendo delicadamente. Deitar sobre a massa já assada e vai ao frigorifico por cerca de 4h. Tire da forma e decore com grãos de café. 

Sem comentários:

Enviar um comentário