sábado, 28 de fevereiro de 2015

Entrevero

Ingredientes:
- 250 g de bacon em cubos
- 300 g de salame tipo italiano cortado em triângulos
- 250 g de linguiça em cubos
- 500 g de alcatra em cubos
- 500 g de carne de sol (é ligeiramente salgada e, depois, colocada para secar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica húmido e macio) em cubos e dessalgada
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alhos picados
- 1 pimento vermelho picado
- 2 folhas de louro
- 4 tomates maduros sem pele e sem semente em cubos pequenos
- 1 pimentão verde picado
- 100 ml de molho de soja
- 2 litros de caldo de carne (3 cubos de caldo de carne dissolvido em 2 litros de água quente)
- 500 g de mandioca em cubos e cozidos
- 500 g de pinhão cozido e cortado em quatro no sentido do comprimento
- 200 g de cogumelo em conserva
- 1 lata de milho verde
- Folhas de manjericão e cheiro-verde picado a gosto

Modo de Preparação:
Numa panela, frita-se 250 g de bacon fatiado cortado em cubos, 300 g de salame tipo italiano cortado em triângulos e 250 g de linguiça em cubos. Doura-se 500 g de alcatra em cubos e 500 g de carne de sol dessalgada e cortada em cubos. Colocam-se as 2 cebolas grandes picadas, 4 dentes de alho picados, 1 pimento vermelho picado e 2 folhas de louro.

Junta-se 4 tomates maduros sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos, 1 pimentão verde picado, 100 ml de molho de soja, 2 litros de caldo de carne (3 cubos de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água quente). Cozinha-se por aproximadamente 1 h em lume médio ou até a carne ficar macia.

Junta-se 500 g de mandioca cortada em cubos e cozida, 500 g de pinhão cozido e cortado em quatro no sentido do comprimento, 200 g de cogumelo em conserva, 1 lata de milho verde escorrido, folhas de manjericão e cheiro-verde picado a gosto. Acerta-se o sal e servir com arroz branco.

Obs.: No dicionário, entrevero quer dizer mistura, desordem, confusão. Já na culinária, também é uma grande e deliciosa mistura. Um prato forte em que se misturam várias carnes e legumes. Pode incluir até pinhão.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário