segunda-feira, 30 de junho de 2014

Clarinhas de Fão

Ingredientes
Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 ml de leite
- 50 g de manteiga em temperatura ambiente
- Raspas da casca de 1 limão
- Sal q.b.
- Óleo suficiente para fritar
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Sugestões de recheio:
Doce de batata-doce:
- 2 chávenas (chá) de açúcar
- 1 chávena (chá) de água
- 250 ml de leite de coco
- Canela, cravo, noz-moscada em pó a gosto
- 1 kg de batata-doce cozida e espremida
Doce de abóbora:
- 1,5 kg abóbora (tipo gila ou pescoçuda)
- 1,5 kg de açúcar
- 750 ml ou 3 1/2 chávenas (chá) de água
- Canela em pau a gosto
- Sal q.b.
Doce de leite cremoso:
- 4 litros de leite
- 1 kg de açúcar cristal
sep
Modo de Preparação para a massa:
Numa tigela, mistura-se farinha de trigo, leite, manteiga em temperatura ambiente, raspas da casca de limão e sal a gosto. Bater bem até formar uma massa homogénea. Numa superfície plana, abre-se a massa até a espessura de 2 mm e corte rodelas com 8 a 10 cm de diâmetro. Coloca-se uma porção do recheio (de sua preferência) no meio de cada rodela de massa, dobre e una bem as bordas dando uns beliscões para fechar bem. Numa panela com óleo bem quente, frite os pastéis. Escorra-os bem sobre papel-manteiga e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Sugestões de recheio:
Doce de batata-doce:
Numa panela, faz uma calda em ponto de caramelo com açúcar e água. Acrescenta-se o leite de coco, canela, cravo e noz-moscada em pó a gosto. Mistura-se até dissolver o caramelo. Junta-se batata-doce cozida e espremida. Mistura-se bem até o doce começar desprender do fundo da panela. Deixa-se esfriar.

Doce de abóbora:
Parte-se a abóbora atirando-se ao chão (não utilize a faca ou qualquer outro objecto de metal, pois o metal deixa um gosto “a sardinha” no doce). Com as mãos, corte em pedaços, deixando a casca. Tire os fiapos e as sementes (deixando-a bem limpa).

Não utilizar nenhum objecto de metal. Lavam-se os pedaços em água fria e esfrega-se, muda-se de água várias vezes até a abóbora parar de fazer espuma. Deixar de molho de um dia para outro em água limpa. Leva-se a abóbora e cozinha-se num tacho em fogo alto, deita-se água aos poucos. Adicionar o sal e cozinhar por mais ou menos 30 min. Quando a casca se separar com facilidade, escorre-se a abóbora, lava-se em água fria e separa-se os fios sobre um pano e deixe escorrer (de 20 a 30 min).

Pese os fios de abóbora cozidos e escorridos para saber a quantidade de açúcar e de água.
Numa panela, deita-se o açúcar, a água na proporção indicada e deixar formar uma calda grossa (de 30 a 40 min). Junta-se os fios de abóbora, deixar ferver (de 30 a 40 min), mexendo sempre, até ver o fundo (fazer estrada). Coloca-se o doce em uma travessa ou taças individuais.

Doce de leite cremoso:
Num tacho, mistura-se leite e açúcar cristal. Vai ao fogo, mexendo sem parar por cerca de 20 min. Quando levantar fervura e formar uma espuma densa. Continuar mexendo até a espuma se desmanchar. Quando começar a borbulhar, mexer de vez em quando. Deixe engrossar e amarelar. Tira-se do lume, coloca-se numa taça e vai-se mexendo de vez em quando até esfriar para o doce ficar cremoso e liso.

Rendimento: de 35 a 40 unidades

Curiosidade: Dizem que esses deliciosos pastéis fritos tiveram origem com as freiras clarissas de Viana, que os faziam e depois vendiam através de uma janela com base rotativa. Nessa "roda", era colocado o dinheiro e, girando-a, estas especialidades passavam do interior do convento para as mãos dos compradores


Sugestão visite Porto-Asgard

Sem comentários:

Enviar um comentário